Como Ter Uma Gestão de Operações Eficiente no Varejo
Em novembro de 2016, escrevi um pequeno artigo falando sobre Gestão de Operações no varejo.
Ainda caminha lentamente o movimento que leva os varejistas a buscar uma estrutura de Operações que contemple:
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Operações Logisticas
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Operações de Loja
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Tecnologia da Informação
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Gestão de Estoques e Abastecimento
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Gestão de Prevenção de Perdas
Com departamentos trabalhando de forma independente e sem conexão, o varejo acaba operando de forma ineficiente, com objetivos internos desconectados da meta final.
Para estruturar uma área desta natureza é preciso um executivo que tenha experiência, mas, sobretudo visão sistêmica, holística e integrada, e conectada com o negócio.
Comentamos no artigo incial o seguinte:
“Uma Diretoria de Operações dá condições à área Comercial para focar no atendimento ao cliente, buscando a execução perfeita.
Uma Diretoria de Operações dá força à marca, com o produto certo disponível no momento certo ao cliente certo.”
Ou seja, esta diretoria trabalha como espinha dorsal na estratégia das empresas, olhando o processo de ponta a ponta, da compra do produto até a venda ao consumidor, e também no retorno deste produto nas operações de troca, devolução, assistência técnica, a chamada logística reversa.
Quando o varejista determina a criação desta diretoria, abre para si mesmo, uma oportunidade de olhar novamente para seus processos e assim buscar uma mudança que alcançará uma melhoria na eficência da sua operação.